terça-feira, 31 de maio de 2011

Vacine seu animalzinho!

A Campanha de Vacinação contra raiva desse ano já está marcada! Será feita em duas etapas, sendo que a primeira será realizada em julho/2011 nos estados de AL, CE, MA, PE, PI, SE, RN e MT e a segunda em setembro/2011 nos demais estados brasileiros.


No ano passado, foi usada pela primeira vez a vacina antirrábica animal de cultivo celular e, se você se lembra, foram relatados alguns casos de reações adversas em alguns animais. A partir dos primeiros casos, o Ministério da Saúde criou um sistema de monitoramento, com um formulário eletrônico para a notificação desses eventos. Houve uma suspensão da vacinação e recolhimento dos lotes com problemas, com posterior reposição por novas vacinas.

Para a campanha desse ano, houve a importação de 3.000.000 doses para imunização  de cães, gatos e morcegos de áreas de risco definidas pelo Ministério da Saúde, até que o fornecimento regular da vacina seja completamente restabelecido pelo laboratório. Serão produzidas 32.000.000 doses em quatro partidas, que começaram a ser entregues ao Ministério da Saúde dia 27 de maio.



Esse é o melhor método de prevenção de raiva que o seu animalzinho pode ter, então, não se esqueça de levá-lo para vacinar!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Quem somo nós?

Este é um blog feito por alunos da graduação da UnB que estão cursando a disciplina Introdução a Microinformática e tem como objetivo esclarecer para a população em geral sobre algumas doenças animais que também afetam a saúde humana, ou seja, algumas zoonoses. Iremos falar um pouco sobre o agente causador da doença, o ciclo, mecanismos de transmissão, como se prevenir, formas de controle, algumas curiosidades e fatos importantes, entre outras coisas que acharmos interessantes de serem comentadas, sobre raiva, brucelose, tuberculose, toxoplasmose, leishmaniose etc.

Como primeiro post, é importante esclarecer alguns conceitos que serão usados para facilitar e não haver dúvidas no futuro:

Zoonose: doenças de animais que podem ser transmitidas ao homem

Bactérias: organismos unicelulares procariontes (não possuem envoltório nuclear ou organelas membranosas), que podem estar isoladas ou na forma de colônia
Vírus: pequenos agentes infecciosos extremamente pequenos que precisam de células para de reproduzirem (já que não possuem organelas)

Protozoário: microorganismos unicelulares eucariotos (possuem núcleo celular)

Portador: pessoa ou animal que possui o agente infectante, mas que não apresenta os sinais clínicos da doença

Período de Latência: período entre a infecção pelo agente e o aparecimento dos primeiros sinais clínicos

Diagnóstico: processo analítico realizado pelo especialista para se chegar uma conclusão da causa

Fonte de Infeccção: qualquer animal vertebrado que esteja infectado e seja capaz de transmitir o agente para outros susceptíveis

Porta de Entrada: por onde o agente infecta o hospedeiro. Ex: mucosas, pele, etc...

Susceptíveis: não possuem resistência suficiente contra um determinado agente patogênico



Qualquer dúvida, sugestão, enfim... deixe nos comentários! =)
Até a semana que vem!