Brucelose e Tuberculose

Brucelose
É uma doença infecto contagiosa causada por uma bactéria, que acomete os sistemas reprodutivo e ósteo-articular de diversos animais, como bovinos, suínos, ovinos, cães e o homem. Gera graves problemas econômicos por diminuição da produção de leite e carne pelos animais, além de ser uma zoonose. Em humanos, ela é causada principalmente pela Brucella melitensis (acomete normalmente caprinos), mas também pode ser causada pela B. abortus (bovinos) ou B. suis (suínos). 


Forma de Contaminação
A principal via de contaminação é a ingestão de produtos lácteos crus e contaminados ou por contato com secreções, excreções ou tecidos contaminados. É considerada uma doença ocupacional (atingindo mais aqueles que tem contato com os animais), mas que pode haver surtos quando há consumo de leite contaminado sem a devida pasteurização pela população.


Sintomas em Humanos
Fraqueza, febre recorrente, dores de cabeça, dores musculares, constipação, anemia secundária, distúrbios nervosos, sudorese e orquite. O curso aproximado da doença é de três meses, e a mortalidade é baixa.


Sinais Clínicos em Animais
Abortos no terço final da gestação, orquite, epididimite, higromas no parto, sinovite não supurada.

Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais e o tratamento com antibiótico é efetivo.


Fonte: http://www.vet.uga.edu/vpp/archives/NSEP/Brazil2002/brucella/Port/zoonose.htm
http://www.marciolois2.hpg.com.br/brucelose.html


Tuberculose
É uma das principais doenças transmitidas pelos bovinos ao homem. Causada por bactéria (Mycobacterium tuberculosis em humanos e M. bovis em bovinos, sendo que as pessoas podem ser contaminadas com M. bovis), que provoca queda na produtividade do rebanho, condenação de carcaças e morte (tanto nos animais quanto nos humanos).


Forma de contaminação
Contato direto com os animais contaminados (acomete principalmente  tratadores e veterinários) ou por ingestão de alimentos contaminados (principalmente leite e derivados não pasteurizados).

Sintomas em humanos
Tosse, febre, escarro que com o avanço da doença pode apresentar sangue, dificuldade respiratória e emagrecimento progressivo.

Sinais clínicos em animais
Caquexia progressiva e tosse curta, seca e repetitiva, mastite e infertilidade. Os animais demonstram cansaço e baixa capacidade respiratória. Pode haver linfadenomegalia localizada ou generalizada.

Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico é feito pelo cultura do escarro (não indica qual das bactérias que está infectando), baciloscopia, PCR, Raio X do tórax, imunohistoquímica. O tratamento é feito com antibióticos e tem duração de 6 meses. A vacina BCG aplicada no primeiro mês de vida ajuda no controle da doença.


Fontes: http://www.mgar.com.br/zoonoses/aulas/aula_tuberculose.htm
Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal - PNCEBT


Programa feito pelo Ministério da Agricultura que visa a erradicação dessas doenças dos rebanhos brasileiros, diminuindo as perdas econômicas geradas por essas doenças e diminuindo as chances dessas doenças acometerem pessoas. Mostra o que se deve fazer pra diagnosticar a doença, como proceder caso a doença esteja no rebanho e como evitar que ela seja introduzida.


Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal - PNCEBT

Nenhum comentário:

Postar um comentário